Dia 07 de Fevereiro é o dia nacional do profissional gráfico, data essa criada a partir de uma mobilização em 1923 em São Paulo que culminou em uma greve reivindicando melhores condições de trabalho e salários mais justos.
A profissão teve seu marco em 1455 graças ao alemão Johannes Gutenberg (1400-1468), responsável pelo aperfeiçoamento das técnicas de impressão que retirou a dependência de escribas para confecção de livros. Tal evolução revolucionou a indústria com redução de custos e promovendo dessa forma acesso a livros não somente à elite ou ao clero. O papel de difusão da informação foi essencial para que logo mais na história ocorresse movimentos de impacto global como o Renascimento anos depois.
Atualmente, embora a tendência global é o da digitalização daquilo que tradicionalmente fora sempre impresso, o papel das gráficas e, por consequência de seus profissionais continua sendo muito relevante. Citando Rodolfo Alves Pena , “podemos dizer também que o trabalho do profissional gráfico não se restringe, atualmente, somente à impressão de documentos, cartazes, livros e outros. Esse profissional tem uma gama cada vez maior de afazeres e funções, graças aos avanços proporcionados pela revolução informacional, com a criação das artes digitais gráficas e outros, fazendo-se surgir profissionais como o arte-finalista, o designer gráfico e outros. Há, dessa forma, uma série de profissionais gráficos que atuam nas etapas de pré-impressão, impressão e acabamento”.
Internamente, promovemos um café da tarde especial com nossa equipe como forma de, além de comemorar a data, agradecer por todo o empenho e dedicação.
Fonte: PENA, Rodolfo F. Alves. “07 de Fevereiro — Dia Nacional do Gráfico”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-grafico.htm