Blog

Materiais gráficos para festas e eventos: quais os mais usados?

1 de março de 2019 9:49

Realizar um evento requer uma série de providências que o diferenciem e façam com que ele atinja seu objetivo. De uma festinha de aniversário de criança a um evento corporativo, os materiais gráficos para festas são excelentes parceiros para ajudá-lo a ter sucesso nessa empreitada.

A necessidade deles começa na hora de convidar as pessoas e vai até a hora na qual elas saem do evento levando suas lembrancinhas. Além disso, durante a festa, há necessidades de sinalização e identificação de pratos e lugares, por exemplo. E em caso de eventos corporativos, existe ainda a necessidade de divulgação da empresa.

Pensando na importância dos materiais gráficos para festas no sucesso de um evento, elaboramos este post para que você conheça as peças mais utilizadas e saiba como vender esse tipo de material para seus clientes. Vamos lá?

Quais são os principais materiais gráficos para festas?

Como mencionado, há diversos tipos de materiais gráficos para festas que são utilizados para diferentes finalidades. A seguir, listaremos os principais deles, junto a função que exercem no seu evento. Confira!

Convites

O mais comum, óbvio e necessário de todos os materiais gráficos para festas é o convite. Ele é o ponto de partida e tem como função avisar os convidados sobre a realização do evento, e ainda, dar a eles as informações necessárias para que compareçam, como data, local, horário e dress code.

Panfletos

São muito comuns para a divulgação de festas e eventos, principalmente, quando existe a necessidade de compra de convites ou reserva de lugares. Eles também servem para que as pessoas tomem conhecimento do evento, porém, não valem como “passe de entrada” para a festa, como os convites.

Folders

Nos eventos corporativos ou filantrópicos, por exemplo, eles servem para explicar aos participantes quais são os objetivos do evento. Em feiras, são muito utilizados para promover produtos e serviços que estão sendo expostos em stands.

Tags

Servem para identificar itens que fazem parte da festa, como sabores dos docinhos e salgados, reserva de lugares nas mesas, pratos que estão sendo servidos no buffet, entre outras coisas. Além disso, também podem ser usadas na personalização e identificação das lembrancinhas e brindes distribuídos aos convidados do evento.

Banners

Os banners servem tanto para a sinalização do ambiente quanto para promover o evento. Em feiras, eles podem indicar a localização do stand de uma empresa, por exemplo, e em festas servem, até mesmo, como parte da decoração.

Brindes

É muito comum, tanto em festas pessoais como em eventos corporativos, a distribuição de brindes e lembrancinhas, como canetas, blocos de anotações, cadernos etc. Muitos deles podem ser entregues em embalagens personalizadas, com a identidade visual da empresa ou da festa, o que dá um charme a mais ao presente.

Credenciais

É muito comum em eventos corporativos o uso de credenciais de identificação dos participantes. Em feiras, é por meio delas que se coleta as informações sobre o visitante e, por isso, são indispensáveis para que se consiga a captação de novos contatos para vendas.

Como vender mais esse tipo de material?

Monte kits de divulgação

A montagem de kits específicos para cada tipo de evento é uma excelente maneira de fazer vendas complementares. Por exemplo, quem compra o convite da festinha de aniversário pode levar também as tags para identificação dos docinhos, ainda, embalagens personalizadas para as lembrancinhas.

Já nos eventos corporativos, os kits podem conter o folder de apresentação do produto, serviço e da empresa, cartão de visita do representante, canetas personalizadas, credenciais e banners de divulgação do stand.

Participe de eventos do setor

A participação em eventos do setor gráfico, ou de segmentos específicos que se deseja atender, é não só uma forma de captação de novos clientes, como também uma fonte de conhecimento de novas técnicas e tecnologias.

Além disso, eles também servem como vitrine para demonstrar a qualidade do seu trabalho gráfico. Já que, você produzirá peças para divulgar o seu próprio stand e, com isso, poderá exibir para os seus visitantes o potencial que tem para geração de bons resultados.

Aposte nas indicações de clientes

A melhor publicidade que existe é a indicação de um consumidor satisfeito, por isso, o atendimento e a qualidade da entrega são fundamentais para deixar o cliente feliz e disposto a indicar o seu serviço a outras pessoas.

Essa estratégia pode ser potencializada quando há a especialização em um determinado segmento, por isso, foque em um nicho e surpreenda-se com os resultados.

Produza materiais de exemplo

Lembra que falamos sobre a montagem de kits de materiais para festas? Pois é, já imaginou se o seu potencial cliente recebe um deles com um exemplo do que poderia ser produzido para o evento dele?

É quase irresistível receber algo assim. Pois, desse modo, você vai estimular o imaginário do cliente, fazendo-o visualizar o logo dele naquele material. Com as amostras,você é capaz de transformar o subjetivo em algo materializado e palpável.

Qual a importância de um bom fornecedor gráfico?

Para ajudar a aumentar a satisfação dos seus clientes no setor de materiais gráficos, é imprescindível contar com a parceria de um bom fornecedor.

Essa importância vai além do preço e da qualidade de impressão do material. É preciso que o fornecedor gráfico tenha condições de ajudá-lo a cumprir os prazos acordados com os seus clientes e, ainda, oferecer suporte na aplicação de recursos, acabamentos e técnicas inovadoras, garantindo assim, que a sua agência sempre tenha um produto diferenciado para oferecer aos clientes.

Como você pôde ver ao longo deste post, os materiais gráficos para festas podem não parecer ter a importância que tem. Contudo, ao realizar um evento sem eles, com certeza os participantes sentirão falta e, provavelmente, farão comentários negativos relativos a essa ausência.

Portanto, os materiais gráficos para festas são essenciais para o sucesso do seu evento e para que se atinja os objetivos estabelecidos para o acontecimento. Nem pense em fazer algo sem eles!

E agora que você sabe quais materiais gráficos para festas são mais recomendados para cada tipo de evento, o que está esperando para entrar em contato conoscopara conhecer as melhores opções que temos para oferecer?

 

POR  · 08/02/2019

Compartilhe este artigo
Você pode gostar